Ibovespa cai com inflação e exterior; dólar e juros avançam

Risco de calote pela chinesa Evergrande preocupa investidores dos principais mercados globais e alta dos preços no Brasil pressiona juros

Por

São Paulo — O Ibovespa opera em queda nesta sexta-feira (24), enquanto o dólar e as taxas dos juros futuros avançam, principalmente a última, com o clima negativo no exterior imposto pela situação na China e na cena local, após dados mostrarem a disparada da inflação em setembro.

  • A bolsa opera abaixo dos 114.000 pontos, em queda, na linha das bolsas europeias e de alguns dos principais índices de NY, que oscilam. Investidores temem um possível calote da chinesa Evergrande e um consequente efeito em cascata no setor financeiro da China.
  • O dólar e as taxas dos juros futuros operam em alta. O mercado digere os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) divulgados pela manhã, e que vieram acima das estimativas.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a prévia do principal indicador de preços do país teve uma alta de 1,14%, a maior desde o início do Plano Real, em 1994, puxada principalmente pelos preços da energia elétrica e da gasolina.

Na China, a incorporadora Evergrande não pagou ontem os US$ 83,5 milhões devidos aos titulares de bônus denominados em dólar, o que fez retomar as preocupações em relação aos possíveis desdobramentos do caso. Além disso, o país proibiu o comércio de criptomoedas, o que derruba os preços do Bitcoin.

Mercado agora

  • Câmbio: Perto das 14h30, o dólar operava em alta de 0,58%, a R$ 5,33
  • Bolsa: O Ibovespa cai 0,71%, a 113.255 pontos
    • Lideravam as altas percentuais Banco Inter (BIDI11 e BIDI4), PetroRio (PRIO3) e Minerva (BEEF3). As ações da Americanas SA (AMER3), Méliuz (CASH3) e Natura &Co (NTCO3) eram destaques negativos
  • Juros: O DI com vencimento para janeiro próximo subia de 7,09% para 7,13%, enquanto a taxa para janeiro de 2027 subia de 10,38% para 10,47%
  • Exterior: Em Nova York, o Dow Jones cai 0,06%, o S&P 500 0,01% e o Nasdaq, 0,22%

Leia também

China monitora Evergrande para garantir conclusão de moradias