Bloomberg — O minério de ferro estendeu sua alta para o nível de preço mais elevado em 18 meses, com a disparada dos lucros da indústria chinesa.
Os futuros da matéria-prima em Singapura subiram até 0,8% nesta quarta-feira, para US$ 141,40 a tonelada, a cotação mais alta desde junho do ano passado, em meio ao otimismo com as perspectivas para a demanda. No ano, o minério já subiu mais de 20%.
Os preços se mantêm elevados mesmo com usinas siderúrgicas no leste e norte da China prestes a entrar em manutenção anual, que costuma durar de uma semana a um mês, de acordo com a Kallanish Commodities.
Embora a produção das usinas e a demanda por minério de ferro devam diminuir durante o inverno que começou no hemisfério norte, o mercado permanece firme na expectativa de que os preços do aço serão impulsionados pelos cortes, disse a Kallanish.
Dados divulgados nesta quarta-feira mostraram que os lucros da indústria chinesa subiram quase 30% em novembro na comparação ano a ano, mais um sinal de que os esforços do governo para fortalecer a economia começam a dar resultado, mesmo considerando que o salto se deveu em parte à base de comparação fraca.
Veja mais em bloomberg.com
Leia também:
Na briga pelo brasileiro com conta global, a Revolut faz nova aposta para crescer
A aposta de US$ 25 bilhões da Intel em Israel para a produção de chips