Conmebol Copa América: saiba quando é a estreia do Brasil no torneio feminino

Seleção brasileira com estrelas como Gabi Portilho, Tarciane e Marta, estreia neste domingo (13) às 21h contra a Venezuela, em Quito, no Equador; torneio é preparatório para a Copa do Mundo no Brasil em 2027

Por

Bloomberg Línea — A seleção brasileira feminina de futebol estreia na Copa América neste domingo (13) às 21h contra a Venezuela, na cidade de Quito, no Equador.

O torneio continental reúne dez seleções da América do Sul e serve como uma das prévias da Copa do Mundo, que será realizada em 2027 no Brasil.

A seleção feminina, medalha de prata na Olimpíada de Paris, é a favorita para conquistar o seu nono título no torneio continental, em dez edições já realizadas. Ganhou as últimas quatro competições, em 2010, 2014, 2018 e 2022.

Há um ano, a seleção brasileira, liderada por jogadoras como a atacante Gabi Portilho e a zagueira Tarciane, além da estrela Marta, e comandada pelo técnico Arthur Elias, surpreendeu críticos com uma campanha que incluiu uma goleada por 4 a 2 na semifinal contra a atual campeã do mundo, a Espanha. Só acabou derrotada na final pelos EUA.

Leia mais: Ancelotti no Brasil: de jato fretado a hospedagem de frente para o mar

O torneio no Equador é dividido em dois grupos com cinco seleções cada uma. O Brasil está no grupo B, que tem ainda Bolívia, Colômbia, Paraguai e Venezuela. Ou seja, a seleção disputa quatro partidas na primeira fase.

Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para a semifinal, e os vencedores destes jogos disputam a final no dia 2 de agosto.

Essa edição da Copa América é importante como torneio preparatório porque, daqui a dois anos, será a primeira vez que o Mundial feminino será realizado em um país da América do Sul.

As sedes designadas para a Copa do Mundo do Brasil são Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Recife.

Leia também

O novo salário de Cristiano Ronaldo por ano. E mês, dia, hora e minuto