Riqueza da América Latina está na natureza, diz presidente do Premios Verdes

Região precisa transformar seus recursos naturais em ativos com valor econômico para atrair investimentos privados, disse Gustavo Manrique à Bloomberg Línea

Por

Bloomberg Línea — O movimento Premios Verdes, criado em 2013 no Equador com o objetivo de conectar projetos que promovem soluções sustentáveis na América Latina e no Caribe, realizará sua décima primeira edição de 19 a 22 de outubro no Equador.

Mais de 22 mil projetos provenientes de 53 países se inscreveram no Premios Verdes desde sua criação, embora seu modelo vá além de uma cerimônia de premiação.

A iniciativa inclui uma chamada internacional, avaliação técnica, capacitação, mentoria, visibilidade, conexões estratégicas e espaços para aproximar soluções tanto do setor público quanto do privado.

⟶ Assine as newsletters da Bloomberg Línea e receba as notícias do dia em primeira mão no e-mail.

Na edição de 2026, houve 2.087 participantes de 29 países, e 52 deles são finalistas em dez categorias, entre as quais se destacam agricultura, água doce, comunidades resilientes e economia circular, entre outras.

Equador (11), Colômbia (10) e México (7) são os países com mais finalistas.

A Bloomberg Línea conversou com o presidente da Premios Verdes, Gustavo Manrique, ex-ministro do Meio Ambiente e das Relações Exteriores do Equador, reconhecido como um dos 100 líderes mais influentes na área de mudanças climáticas da América Latina.

O avanço da região em soluções ambientais, a diversidade latino-americana como moeda, os obstáculos enfrentados pelos empreendimentos verdes e os países que lideram a inovação nessa área destacam-se entre os temas de discussão:

Bloomberg Línea: Após mais de uma década do Prêmios Verdes, o que mudou na forma como a América Latina busca soluções para seus problemas ambientais e sociais?

Gustavo Manrique: A América Latina enviou um sinal ao mundo: ela não é mais um lugar que se narra apenas a partir dos problemas, mas está começando a se narrar a partir das soluções.

Prova disso são os mais de 22.000 projetos que já passaram pelo Prêmio Verdes, onde a América Latina demonstrou ser tão rica quanto qualquer país rico do mundo, com a diferença de que nossa moeda se chama biodiversidade e o desafio está em fazer com que ela seja valorizada enquanto está viva.

De que maneira a diversidade está funcionando como moeda na região?

Há dois exemplos de conversão de dívida por causa de natureza realizados pelo Equador, os dois maiores do mundo. Um foi no valor de US$ 1.600 milhões para a conservação das Ilhas Galápagos e outro de US$ 1.500 milhões para a conservação de 18.000 km de rios de água doce na Amazônia.

Entre os dois mecanismos financeiros, estamos falando de US$ 3,1 bilhões, dos quais US$ 2 bilhões foram economizados na dívida soberana. No primeiro, mantendo os peixes na água dentro da reserva de Galápagos, e no outro, protegendo 11 das 14 etnias indígenas do Equador por meio de seus corredores biológicos.

A América Latina está percebendo que seu patrimônio, sua riqueza acumulada, é esse ativo biológico.

E, especificamente no que diz respeito ao empreendedorismo sustentável na região, o que mudou desde 2013, quando começou a entrega do Prêmio Verde?

Essa iniciativa surgiu porque 85% dos empreendimentos sociais e ambientais da região falhavam no primeiro ano devido à falta de contatos, de planejamento estratégico e de acesso a recursos. E 10% falhavam no segundo ano pelas mesmas razões.

Agora, de acordo com um estudo realizado por uma empresa de auditoria de renome internacional, 71% das empresas que participaram do programa de fortalecimento do Prêmio Verde continuam em atividade há mais de dois anos.

Conseguimos reverter a situação, passando de 95% de falências em 24 meses para 71% de projetos que continuam ativos.

Quais são os principais obstáculos enfrentados pelos 29% dos projetos que acabam sendo abandonados?

O acesso ao capital. O Premios Verdes tem um programa de fortalecimento com duração de um ano, e 80% dos projetos precisam de capital. Na nossa mostra, a grande maioria precisa de pouco capital, precisa de um empurrãozinho para adquirir uma pequena quantidade de matéria-prima ou contratar mais dois funcionários. Mas não dispõe desse capital.

Eu diria que, considerando a sua idade, sua experiência, há quantos anos a empresa foi fundada, as garantias necessárias e os fluxos de caixa, as chances de conseguir financiamento são praticamente nulas.

Os empreendimentos sustentáveis são pouco atraentes para o setor financeiro?

Acho que é preciso conscientizar o setor financeiro. Um produtor de cacau, café, palma, borracha... Precisa de um certificado de desmatamento zero para entrar no mercado da União Europeia. Para obter essa certificação, é preciso ter uma metodologia e investir. Mas se ele for ao banco e o banco não entender que o financiamento de que ele precisa é uma questão de sobrevivência, não vai conceder o financiamento. Precisamos de um sistema financeiro que compreenda e se sensibilize com essa problemática.

Acho que também são necessários ambientes de networking e rodadas de negócios para crescer. É preciso um ecossistema em que os projetos ganhem visibilidade.

Além do setor privado, existe vontade política nos países para promover economias sustentáveis?

Sim , a China está trabalhando no Produto Ecológico Bruto (GEP), pois compreendeu que todos os recursos, seja por produção ou extração, provêm da natureza. O GEP é o passivo ambiental que você gerou ao criar sua riqueza, e, se você tem esse passivo, deve restaurá-lo. E na União Europeia existe o Pacto Verde, que estabelece requisitos específicos para o consumo de energia renovável e para as embalagens.

Na região, temos casos como o do Equador, que está apostando, com seus pontos positivos e negativos, na sustentabilidade. O país registrou um crescimento de quase 400% na proteção das reservas hídricas nos últimos cinco anos e de 42% nas reservas marinhas e terrestres. Além disso, liderou as duas maiores trocas ambientais do mundo.

Voltando ao tema do Prêmios Verdes, nesta edição o Equador tem 11 finalistas; a Colômbia, 10; e o México, sete. A distribuição dos finalistas reflete onde há maior inovação ambiental em nível regional ou simplesmente esses países têm maior participação nos prêmios?

É uma combinação de tudo isso, e agradeço a pergunta, pois levei um tempo para entender que os Prêmios Verdes são um retrato socioambiental das políticas públicas da América Latina. E as políticas públicas influenciam o setor privado.

Nas 11 edições, a Colômbia liderou a lista dos 500, a dos finalistas e a dos vencedores, bem como o número de inscrições. E isso se deve ao fato de que, desde 2014, o país conta com uma política pública chamada “Negócios Verdes”, que ajuda a capacitar, empoderar e fortalecer empreendimentos desse tipo.

Quando se tem essa cadeia de valor, com o governo atuando por meio de políticas públicas, o setor privado se manifesta.

Em países como a Colômbia e o Equador, o crime organizado pode dificultar a implementação de iniciativas sustentáveis e desestimular o investimento privado em alguns territórios com potencial. O que fazer?

A essa pergunta , as pessoas responderiam: “Precisamos de mais militares e policiais”. Mas a questão é: como podemos competir com as riquezas do tráfico de drogas ou da mineração ilegal? Porque quando você tem 100, os cartéis têm 1.000. E você tem um marco jurídico que deve respeitar, eles não.

Um primeiro passo é avaliar os recursos naturais. As Nações Unidas já identificaram 38 serviços ecossistêmicos que podem ser avaliados economicamente em dólares, como a purificação da água e a polinização pelas abelhas.

Se você já tem as avaliações, pode incluí-las nas demonstrações financeiras. Digamos que você tenha um imóvel no qual possa oferecer sete dos 38 serviços sistêmicos por, por exemplo, US$ 3 milhões.

Então, se você criar uma empresa dedicada exclusivamente a recursos naturais e a registrar em qualquer bolsa de valores do mundo, como está sendo promovido pelo Intrinsic Exchange Group, poderá movimentar recursos na forma de toneladas de notas para competir com as economias ilegais.

Somente quando você atribuir um valor econômico à natureza é que eles deixarão de receber apenas doações filantrópicas e passarão a receber dinheiro de pessoas que querem ganhar dinheiro protegendo-a.

A ideia é avaliar os recursos naturais sob uma perspectiva econômica, listá-los na bolsa de valores e fazer com que pessoas de todo o mundo comprem ações da Amazônia, sem que o proprietário da terra perca a titularidade do negócio; ao contrário, quem compra as ações ganha com o aumento de valor, já que agora elas valem mais porque a situação está melhor do que antes.

O ranking dos 500 melhores do Prêmios Verdes 2026 revela que 33,6% dos projetos se enquadram na economia circular. Por quê?

Porque existe uma necessidade não atendida. O consumidor final valoriza que os produtos tenham esses atributos, compreendeu que tudo vem da natureza e está disposto a pagar um valor a mais por produtos cujas matérias-primas são provenientes da transformação de resíduos.

Ou seja, a região tem potencial nesse aspecto?

Com certeza. A Suécia é o país número um do mundo em gestão de resíduos; apenas 1% é depositado em aterros sanitários. Os outros 99% ganham uma segunda vida no mesmo produto ou em outro.

Por outro lado, neste continente, de acordo com o relatório do Geo Environmental Index, o Equador é o país número um da América Latina em reciclagem de resíduos sólidos, mas recicla apenas 12%.

Por que realizar a semana da sustentabilidade em Cuenca? O que vocês querem mostrar, do Equador, para o resto da América Latina?

Que as soluções estão sendo criadas hoje na América Latina. Que a região tem propostas muito boas, mas que precisam de uma janela, uma vitrine, um holofote, uma câmera, um contato, um mercado, um dólar. Nós estamos liderando esse encontro.

Acreditamos que existam grandes encontros no setor público, como a COP sobre Biodiversidade e Mudanças Climáticas. Mas são apenas eventos exclusivos, nos quais pouquíssimas pessoas conseguem participar. Estamos abrindo espaço para um segmento que precisa de mais ajuda, que precisa desse último passo para atravessar o “vale da morte” do empreendedorismo. É isso que fazemos no Prêmio Verdes, de forma gratuita, há 11 edições.