Bloomberg Línea — Quem precisar resolver questões financeiras em agências bancárias poderá fazê-lo nesta manhã de quarta-feira (24) com atendimento em caráter extraordinário das 9h às 11h em cidades que estão no fuso horário de Brasília.
Para cidades que estão uma ou duas horas atrás de Brasília no fuso, o atendimento se dará das 8h às 10h, segundo informações da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Na quinta-feira (25), dia de Natal, não haverá atendimento ao público, que será normalizado no dia seguinte, sexta-feira (26), em todo o país.
Caixas eletrônicos localizados nas agências funcionarão normalmente, salvo exceções, bem como canais digitais tradicionais, como aplicativos de bancos e versões web para desktops e notebooks.
Leia mais: Valor do IPVA 2026 em SP: veja a tabela e o calendário para pagamento
Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) com vencimento nos dias em que não há compensação bancária – 25 de dezembro, 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2026 – poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte.
Já no caso de tributos e impostos federais, estaduais ou municipais, caso vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.
“Normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento em caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, disse o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
Leia também