Cinco coisas que você precisa saber para começar esta segunda-feira, 7 de julho

Brics na mira de Trump; Os efeitos das mudanças no comércio, segundo o Citi e mais

Por

As ações globais operavam em queda nesta segunda-feira (7), à medida que parceiros comerciais dos EUA correm para finalizar acordos com o governo Trump antes do prazo de 9 de julho para a imposição de tarifas.

Confira a seguir cinco destaques desta segunda-feira (07 de julho):

1. Trump ameaça impor tarifa adicional de 10% a países que se ‘alinharem’ ao Brics

O presidente Donald Trump disse que aplicaria uma tarifa adicional de 10% a qualquer país que se alinhasse com “as políticas antiamericanas do Brics”, o que aumenta as incertezas no comércio global, já que os EUA continuam a negociar taxa com os parceiros comerciais.

“Qualquer país que se alinhe com as políticas antiamericanas do Brics será cobrado com uma tarifa ADICIONAL de 10%”, disse Trump em um post no Truth Social. “Não haverá exceções a essa política”.

O dólar se fortaleceu 0,2%, os metais caíram e o yuan se enfraqueceu depois que Trump fez a ameaça na noite de domingo. Os futuros dos índices de ações europeus ficaram estáveis.

Os comentários foram feitos em um momento em que os EUA se preparam para enviar cartas tarifárias a dezenas de países nos próximos dias, com a pausa de 90 dias do governo Trump em relação a tarifas mais altas, que deve expirar na quarta-feira.

2. Os efeitos das mudanças no comércio, segundo o Citi

À frente da área de Corporate Banking do Citi, Jason Rekate comanda uma operação global de atendimento a empresas com presença física em mais 90 países e capacidade de realizar transações em mais de 150.

Nos últimos meses, boa parte de sua atenção - com foco nos clientes - tem sido dedicada aos impactos das tarifas de importação a partir do plano do presidente Donald Trump, com efeitos sobre cadeias globais de suprimentos.

“O mundo está se tornando mais complexo. Não acho que isso signifique que haverá menos comércio — mas o comércio será diferente. Nossos clientes vão mover suas cadeias de suprimento e vão tentar otimizar suas oportunidades”, disse o co-Head de Corporate Banking do Citi em entrevista à Bloomberg Línea.

Esse quadro de mudanças, segundo ele, significa que o Citi terá que fazer valer sua condição única de banco global com tamanho alcance geográfico para atender às novas necessidades financeiras das empresas que atende.

⇒ Leia mais: Comércio global está mudando e adaptamos aos clientes, diz head de corporate do Citi

3. Mercados

Os futuros do S&P 500 caíam 0,5% nesta segunda após os mercados acionários estarem fechados na sexta-feira devido ao feriado do Dia da Independência.

A Tesla recuou mais de 7% no pré-mercado, com preocupações de que a tentativa de Elon Musk de formar um novo partido político possa gerar uma reação negativa do ex-presidente Donald Trump.

As ações europeias operavam estáveis, enquanto um índice de ações asiáticas caiu 0,7%.

4. Manchetes dos sites dos principais jornais

Estado de S. Paulo: Trump anuncia tarifa adicional de 10% a países que se ‘alinharem às políticas dos Brics’

Folha de São Paulo: CNJ, fiscal do Judiciário, infla quadro de juízes e paga R$ 3,4 mi em penduricalhos em 5 meses

Valor Econômico: Brics atenua declaração e mostra dificuldades de coesão no grupo ampliado

O Globo: Sem reforma, gasto com Previdência e BPC subirá R$ 600 bilhões em 15 anos

5. Agenda

Zona do Euro

Brasil

  • 08:00: IGP-DI (YoY %)
  • 15:00: Balança Comercial Semanal (USD milhões)

Zona do Euro

  • 06:00: Vendas no Varejo (MoM % a.s.)

-- Com informações da Bloomberg News.