As ações globais operavam em leve alta nesta manhã de quinta-feira (3), à espera da divulgação do relatório mensal de emprego dos EUA, o payroll, que deve indicar uma desaceleração nas contratações.
Confira a seguir cinco destaques desta quinta-feira (03 de julho):
1. A nova startup de saúde do fundador da Sinqia
A venda da Sinqia, em novembro de 2023, para a Evertech por R$ 2,5 bilhões encerrou um ciclo para Bernardo Gomes, co-fundador da empresa de tecnologia para o setor financeiro.
Seus planos à época de descansar e “ver a grama do jardim” por um tempo, no entanto, foram adiados por motivos de força maior.
Diagnosticado na mesma época com a doença genética Machado-Joseph — uma condição degenerativa, rara e sem cura —, o empreendedor decidiu transformar a experiência pessoal e o seu tempo então disponível em missão e negócio: nasceu assim a Bright Brains, uma healthtech focada em neuromodulação.
A empresa une ciência da saúde, tecnologia e inteligência de dados para tratar condições como depressão, ansiedade, insônia, TDAH, Parkinson e Alzheimer, com base em protocolos personalizados.
“Foi uma jornada dupla. De um lado, vivia o processo de venda da empresa que fundei há 25 anos. Do outro, descobria que tinha uma doença incurável. E foi aí que a neuromodulação entrou na minha vida”, contou Gomes em entrevista à Bloomberg Línea.
⇒ Leia mais: Fundador da Sinqia, Bernardo Gomes descobre ter doença rara e cria startup de saúde
2. Pacote fiscal de Trump avança na Câmara dos EUA
Os republicanos da Câmara superaram um obstáculo para avançar com o pacote de cortes de impostos e gastos proposto por Donald Trump nesta quinta-feira (3), mantendo uma votação importante aberta por horas.
A Câmara votou por 219-213 a favor da votação final do projeto de lei de Trump, que inclui cortes de impostos com os quais os republicanos fizeram campanha, uma eliminação gradual dos incentivos de energia limpa da era Biden e financiamento contra a imigração ilegal.
O debate sobre a legislação começou imediatamente, preparando uma possível votação final para o final da manhã em Washington, antes do prazo de 4 de julho imposto pelo próprio Trump.
Leia também: Pacote fiscal de Trump avança na Câmara dos EUA e se aproxima de votação final
Mesmo com o atraso prolongado, a capacidade do Partido Republicano de passar pela votação processual é um bom presságio para a aprovação final da legislação assinada por Trump.
3. Mercados
Os títulos do Tesouro dos EUA subiram após uma forte onda de vendas na quarta-feira, quando preocupações com a situação fiscal do Reino Unido derrubaram os mercados globais de renda fixa.
O rendimento dos títulos do governo americano de 10 anos caiu três pontos-base, para 4,25%. Já a taxa dos títulos britânicos de prazo semelhante (gilts) recuou 10 pontos-base depois que o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, confirmou que a ministra das Finanças, Rachel Reeves, permanecerá no cargo.
4. Manchetes dos sites dos principais jornais
Estado de S. Paulo: IOF: Número 2 da Fazenda ouve pedido de Alcolumbre para que governo cesse ‘nós contra eles’
Folha de São Paulo: Lula rejeita sancionar aumento de deputados e avalia manter ônus com Congresso ou vetar proposta
Valor Econômico: Empresas aceleram captação de recursos no exterior apesar de volatilidade
O Globo: Visita hoje de Lula a Cristina Kirchner, em prisão domiciliar, cria tensão em cúpula do Mercosul
5. Agenda
Zona do Euro
- 05:00: PMI Composite
EUA
- 09:30: Relatório de Emprego (criação de vagas) (mil)
- 09:30: Taxa de Desemprego (%)
-- Com informações da Bloomberg News.