Aeroporto do Chile sofre tentativa de roubo de US$ 32 milhões; dois morrem

Criminosos entraram no pátio do aeroporto com três caminhões; houve troca de tiros entre eles e os seguranças do local

Por

Bloomberg Línea — A Direção Geral de Aeronáutica Civil do Chile (DGAC) confirmou nesta quarta-feira que houve uma tentativa de roubo de um caminhão de valores no aeroporto Arturo Merino Benítez, na cidade de Santiago do Chile.

Informações preliminares da DGAC indicam que o roubo que os criminosos buscavam era de cerca de US$ 32 milhões, dinheiro que chegou à cidade em um voo comercial da companhia aérea Latam, da cidade de Miami, nos Estados Unidos, e que seria transferido para um veículo de valores mobiliários.

A situação desencadeou um confronto com armas de fogo entre pelo menos 10 pessoas que faziam parte do bando criminoso, e que entraram no pátio do aeroporto em três caminhões, e a equipe de segurança do aeroporto. Duas pessoas morreram nesses eventos, um oficial de segurança do aeroporto da DGAC e um dos criminosos.

“A DGAC informa a morte do oficial de segurança aeroportuária (AVSEC) Claudio Alejandro Villar Rodríguez, funcionário do aeroporto Arturo Merino Benítez, em um evento ocorrido por volta das 8h00 depois de um confronto com criminosos”, disse em um comunicado.

Diante dos fatos, a empresa Brink’s, que opera o caminhão de valores, destacou em comunicado que seus funcionários seguiram todos os protocolos de segurança, impedindo o roubo junto aos seguranças do aeroporto.

“Acreditamos que é urgente criar um grupo de trabalho público-privado que inclua diretamente empresas de transporte de valor, que possam contribuir com a experiência na avaliação de riscos e na concepção de medidas que aumentem os níveis de segurança”, acrescentou a empresa no texto.

O subprefeito Agustín Urbina, da Brigada de Investigação de Roubos da Promotoria Metropolitana, informou que os assaltantes utilizaram pistolas e espingardas. Além disso, indicou que após a fuga foram encontrados dois veículos queimados a um quilômetro do aeroporto, no município de Pudahuel.

As informações fornecidas pelas autoridades indicam que os envolvidos na tentativa de roubo invadiram a segurança do aeroporto em três caminhões e munidos de armas, entrando na laje do terminal aéreo por um dos portões que dão acesso à área de desembarque de passageiros.

Leia também

Quem são as brasileiras entre as 50 Mulheres de Impacto em 2023

Conheça as 50 Mulheres de Impacto da América Latina em 2023