Queda do dólar começa a ser um ‘vento favorável’ para ações de tecnologia

Moeda americana caiu cerca de 11% em relação a um pico de duas décadas alcançado em setembro, o que reforça receitas de techs em outros mercados

IBM
Por Ryan Vlastelica
30 de Janeiro, 2023 | 11:07 AM

Bloomberg — Embora os investidores de ações de tecnologia tenham muitos problemas com que se preocupar, à medida que o setor entra em uma semana importante para os ganhos corporativos, um notável vento contrário do ano passado diminuiu nos últimos meses: o dólar.

O dólar enfraqueceu cerca de 11% em relação a algumas das principais moedas ante um pico de duas décadas alcançado em setembro; e agora atingiu seu nível mais baixo desde abril.

A tendência aumentará os ganhos de empresas que obtêm um percentual maior de sua receita fora dos Estados Unidos, já que isso significa que a receita estrangeira se traduz em mais dólares.

“As conversões de moeda foram um grande vento contrário no ano passado, mas esse enfraquecimento apoiará os ganhos e o crescimento das empresas do setor”, disse Rob Haworth, estrategista sênior de investimentos do US Bank Wealth Management. “À medida que as empresas olham para o ano, elas podem começar a ver os benefícios de onde a moeda está indo.”

PUBLICIDADE
A queda do dólar pode ser um vento favorável para as ações
dfd

O Dollar Index Spot teve seu maior ganho no ano passado desde 2015, um subproduto da decisão do Federal Reserve (Fed) de elevar as taxas de juros para combater a inflação. A reversão reflete o otimismo de que o banco central pode estar perto de uma mudança dovish; o rendimento do Tesouro de 10 anos, um fator-chave por trás dos valuations de tecnologia, também recuou de um pico recente.

O índice Nasdaq 100, que concentra ações de tecnologia, avançou 7,9% desde o pico do índice do dólar em setembro e subiu por quatro semanas consecutivas até o início de 2023.

O dólar mais fraco já foi um tema nesta temporada de resultados. O diretor financeiro da IBM (IBM), James Kavanaugh, disse à Bloomberg News que a moeda americana vai parar de pesar contra o crescimento neste ano, com a sua fraqueza reforçando os resultados no segundo semestre.

PUBLICIDADE

Isso foi repetido pela ServiceNow, que disse que as flutuações cambiais provavelmente não pesarão nos ganhos anuais no agregado deste ano, após um ano em que reduziram o crescimento em 4,5 pontos percentuais.

O vento de cauda deve ser sentido em todo o setor.

Embora o UBS espere que a Apple (AAPL) mostre vendas menos fortes do iPhone quando apresentar seus resultados, prevê que isso será compensado pelas tendências cambiais. Menos da metade da receita da Apple em 2022 veio das Américas, segundo dados compilados pela Bloomberg News.

A empresa de pesquisa Bernstein estimou que as ações que cobre terão um benefício de receita de 1,7% a 4,2% neste ano com o “dólar dramaticamente enfraquecido”, uma tendência que espera atuar como um “amortecedor” conforme as empresas relatam seus resultados, já que provavelmente não se reflete em estimativas consensuais.

O Dollar Index Spot continua subindo cerca de 14% em relação à mínima de 2021 e, mesmo com o recuo recente, ainda pesa sobre algumas empresas. A Microsoft (MSFT), em uma teleconferência na semana passada, disse que, com base nas taxas de câmbio atuais, o crescimento das vendas neste trimestre será cerca de 3 pontos percentuais menor do que seria de outra forma.

Uma perspectiva positiva para os trimestres futuros de muitas empresas de tecnologia, graças ao dólar, não ofuscou que esta temporada de resultados já apresentou algumas decepções, incluindo da Microsoft, Intel (INTC) e da Texas Instruments. E, claro, os investidores permanecem sintonizados com a política do Federal Reserve, especialmente a decisão da quarta-feira (1º).

“Todo mundo vê isso como um vento favorável quando o dólar enfraquece, mas o que realmente está na mente de todos agora é a demanda”, disse Michael O’Keeffe, diretor de investimentos da Stifel Nicolaus & Co. “Ainda estamos esperando a decisão do Fed de efeito retardado na demanda para entrar em ação. Se algo fizer com que o Fed nos surpreenda, poderemos ver rapidamente uma reversão no dólar.”

PUBLICIDADE

Veja mais em bloomberg.com

Leia também

Consumidor se retrai e remessas globais de celulares têm queda trimestral recorde

Luta entre bilionário e investidor apaga US$ 72 bilhões do valor do Grupo Adani