Caso Americanas pesa no humor e Ibovespa fecha em queda

After Hours: em dia de mercados fechados nos EUA, papéis de Vale, Ambev e BTG foram os maiores pesos negativos da sessão

After hours
16 de Janeiro, 2023 | 06:32 PM

Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) fechou a sessão desta segunda-feira (16) no vermelho, com os papéis de Vale (VALE3), Ambev (ABEV3) e BTG (BPAC11) como os principais pesos negativos do índice. Em dia de mercados fechados nos Estados Unidos por conta de um feriado, os investidores seguem monitorando a crise da Americanas (AMER3), que caiu 38,41% hoje, a R$ 1,94.

A exposição de bancos e companhias a um contágio pelo caso da Americanas tem preocupado os investidores. Bradesco (BBDC4), Santander (SANB11), Itaú (ITUB4) e BTG (BPAC11) são as instituições financeiras mais expostas a empréstimos da varejista, de acordo com uma análise do Citi divulgada nesta segunda-feira (16).

O Citi estima que o impacto financeiro no lucro líquido dos bancos pode variar de 3% a 7% para Santander, BTG e Bradesco. Já no caso do Itaú e do Banco do Brasil, o impacto deve variar de menos de 1% a 3%.

O processo de negociação da Americanas com credores no país e no exterior terá um novo representante: será o grupo financeiro britânico Rothschild & Co, segundo informou a empresa em fato relevante na tarde desta segunda-feira (16).

PUBLICIDADE

Na agenda do dia, o relatório Focus, do Banco Central, apontou para juros mais altos este ano. Os economistas consultados pela autoridade monetária revisaram para cima as projeções para a Selic em dezembro, de 12,25% para 12,50%.

As expectativas para a inflação também sofreram piora: de alta de 5,36% para 5,39% em 2023.

Confira como fecharam os mercados nesta segunda-feira (16):

PUBLICIDADE

Leia também

Além de Rial? Americanas contrata Rothschild para negociar com credores

As estratégias neste ano dos multimercados com maior retorno em 2022

Kariny Leal

Jornalista carioca, formada pela UFRJ, especializada em cobertura econômica e em tempo real, com passagens pela Bloomberg News e Forbes Brasil. Kariny cobre o mercado financeiro e a economia brasileira para a Bloomberg Línea.