NFT conectadas à vida real

Alguns aspectos e aplicabilidades da nova tecnologia que vêm ganhando popularidade mundo afora

Por

Os NFTs, ou tokens não fungíveis, vem conquistando um protagonismo cada vez maior no espaço tecnológico em tempos recentes. E fora dele também. Mas você sabe o que são e para que eles são usados?

Definidos como criptoativos tokenizados, os NFTs representam uma espécie de ativo exclusivo e colecionável em uma blockchain, podendo ser totalmente digitais ou versões tokenizadas de ativos do mundo real. Essa característica é o que tem feito os NFTs valorizarem tanto e receber tanta atenção, já que antes deles era extremamente difícil criar escassez para ativos digitais, que poderiam ser copiados ou pirateados com relativa facilidade.

Não à toa, esses tokens vêm sendo negociados, às vezes, por valores altíssimos, variando de acordo com sua autenticidade e raridade. O que significa que o valor de um NFT está diretamente ligado ao que ele representa, sendo necessário considerar quem o criou, o valor artístico da peça e sua possível demanda por parte de outros colecionadores – algo que é especialmente verdadeiro no caso das cripto artes.

Mas, apesar da atenção que eles vêm recebendo, ainda há muitos detalhes que o público não tem conhecimento sobre, começando pelas diferentes aplicabilidades que eles possuem.

A primeira e mais conhecida delas é a dos NFTs para obras de arte digitais. Através da tecnologia blockchain, a autenticidade e propriedade desses ativos consegue ser verificada, e assim um valor pode ser atribuído em seguida. O NFT mais caro de todos os tempos foi o ‘The Merge’ do artista Pak, adquirido por US$ 91,8 milhões. E segue sendo recorde para uma obra de arte vendida publicamente por um artista vivo.

Algo que funciona de maneira semelhante são os NFTs colecionáveis, que representam uma proporção significativa das vendas nos Marketplaces de NFT, juntamente com os NFTs de obras de arte. O bom aqui é que esses NFTs podem, em essência, ser qualquer coisa, até mesmo serem ítens colecionáveis e obras de arte ao mesmo tempo.

Mas nem todo NFT tem seu valor associado à uma imagem ou item colecionável. No setor de finanças descentralizadas (DeFi), por exemplo, os NFTs também oferecem benefícios exclusivos, com seu valor estando associado à sua utilidade. Um exemplo são os NFTs que atuam como um bilhete de entrada para seu detentor, que terá acesso a um pool exclusivo de investimentos devido ao seu token, que cria um mercado secundário para esses NFTs com base no acesso que eles fornecem.

Outras funcionalidades que já são realidade e vêm sendo muito bem recebidas são os ingressos que dão acesso para shows e eventos dos mais variados segmentos em forma de NFT, artistas que lançam singles dos seus álbuns - ou até álbuns inteiros em NFTs.

Já os NFTs para jogos online se tornaram uma solução eficiente para esse mercado, que tem uma enorme demanda por itens exclusivos que possam ser negociados e comprados entre os gamers. Um dos primeiros projetos NFT que ganhou visibilidade foi o CryptoKitties, um jogo construído na Ethereum que permite aos jogadores coletar, criar e trocar gatos virtuais. A popularidade do jogo foi tão grande que ela congestionou a blockchain da Ethereum. Os benefícios dos NFTs e da tecnologia blockchain ajudaram a gerar uma indústria de NFTs para jogos multibilionária.

A facilidade para adquirir NFTs é um estímulo para sua ampla e rápida adesão. Basta ter uma carteira cripto com saldo em alguma corretora, já que esses ativos somente podem ser adquiridos com criptomoedas, e pesquisar por eles nos mercados de NFTs (marketplaces).

Segurança

O marketplace de NFT da Binance, por exemplo, tem uma variedade de NFTs, incluindo de arte, mercado, colecionáveis e jogos. Mas nem todos os NFTs globais são listados no marketplace da Binance. Só entram no marketplace os que passam as análises de compliance e que têm sua autenticidade comprovada antes de serem disponibilizados na plataforma.

Os NFTs estão ganhando cada vez mais protagonismo, e o crescimento da popularidade deles deve incentivar a criação de novas possibilidades e soluções de aplicabilidade para eles.

A diversidade de usos e características dos NFTs é muito vasta, e por isso o assunto é abordado em diversos artigos da Binance Academy, plataforma que possui a missão de educar sobre o potencial transformador do ecossistema blockchain e dos criptoativos, e tudo que faz parte dessa tecnologia. Há centenas de artigos disponíveis em 21 idiomas para todos os níveis de conhecimento, desde o mais básico até os mais avançados.