Como fazer trade de criptomoedas com responsabilidade

Dicas para estruturar um planejamento adequado para realizar trading de forma responsável

Por

Há várias maneiras de fazer trading de criptomoedas, a depender do cenário do mercado no qual se esteja negociando e da quantidade de moedas em negociação. Mas, independentemente da forma que o trading esteja sendo feito, nenhuma negociação terá sucesso se não for feita com responsabilidade. Na prática, isso consiste de um planejamento cuidadoso, criado por meio de pesquisas próprias e que não leve em consideração as emoções do mercado.

O trading responsável significa, então, estar em controle do seu comportamento, para evitar agir com base nas emoções, com o objetivo de entender se determinada atividade de trading realmente funciona para aquela situação específica. É não negociar impulsivamente, confiando na própria intuição – que muitas vezes pode influenciar negativamente seu processo de tomada de decisão, resultando em trades irresponsáveis.

O trading responsável também te deixa pronto para assumir as consequências de suas decisões. Mas é essa postura que te ajuda a evitar perdas substanciosas e ter toda sua carteira varrida por prejuízos.

As palavras-chave são paciência e ponderação. Coisas que costumam faltar aos novos traders, que ainda não possuem a capacidade apurada de discernir qual operação realmente funciona. É preciso entender que essa habilidade só se desenvolve com tempo e experiência. Felizmente, existem ferramentas criadas justamente para ajudar pessoas nessa situação.

A Binance, por exemplo, passou a exigir que seus usuários realizem testes relacionados às ferramentas e recursos de trading, em uma tentativa de certificar que eles estejam prontos para as atividades que vão desempenhar. A exchange também implementou mecanismos de interrupção temporária das atividades para aqueles que não estejam pondo em prática essas lições, em caso de que sejam detectadas várias perdas consecutivas, colocando a carteira em risco.

Na maior parte dos casos, entretanto, os investidores precisam tomar decisões sozinhos, é é por isso que a educação e o maior volume de informações confiáveis podem ajudar. É preciso gerenciar vários aspectos de seu comportamento, como por exemplo:

Proteja sua conta e carteira

Tudo começa pela proteção de sua conta e senha, que jamais devem ser compartilhadas com outra pessoa, sob hipótese alguma. E essa proteção pode se dar de diversas maneiras, como a autenticação de dois fatores (2FA) e a criação de uma senha forte, por exemplo.

Crie um plano de trading

Por meio de pesquisas individuais sobre o que é mais adequado ao seu portfólio, é possível traçar um plano de trading que inclua os produtos que serão negociados, o valor máximo de investimentos, o valor máximo de perdas e o quão diversificado será seu portfólio. Com isso você reduz o risco dos seus investimentos, e evita decisões impulsivas e/ou guiadas por um sentimento de FOMO.

Use mecanismos como ordens stop-limit

Com o objetivo de proteger os usuários contra a volatilidade do mercado, essa ferramenta permite que você defina uma ordem stop-limit de venda, para que o seu ativo não seja vendido por menos do preço que você tenha definido. É uma forma de se proteger do mercado, de decisões impulsivas, e garantir seu lucro de acordo com seu plano de trading.

Faça suas pesquisas

A Binance oferece uma extensa lista de artigos e pesquisas gratuitamente pela Binance Academy e pela Binance Research, em diversos idiomas e para todos os níveis. Mas isso não deve ser o suficiente. Faça análises próprias com conteúdos de credibilidade, defina seu perfil de investidor e tenha um bom entendimento dos produtos que está comprando.

Diversifique sua carteira

A diversificaão do portfólio contribui para a redução dos riscos de sua carteira. Quando você criar seu plano de trading, coloque isso em consideração. Manter todos os seus recursos em alguns poucos ativos tende a ser muito arriscado. No segmento cripto, você pode distribuir seus ativos entre pools de liquidez DeFi, staking, stablecoins e altcoins, e dentro de cada uma destas classes de ativos, há diferentes ativos possíveis. A diversificação também melhora a liquidez de se portfólio.

Evite o medo de perder, ou FOMO

O FOMO (fear of missing out, ou medo de perder, em português) leva os investidores a tomar decisões equivocadas. Ele pode fazer você ir além dos seus limites e não cumprir seu plano de trading. Informação e sangue frio são a chave para fugir dessa armadilha.

E isso não é tudo.

Esses são apenas alguns dos diversos aspectos que os investidores devem prestar atenção para fazerem seu trading da forma correta. O segredo, novamente, é paciência e ponderação. O trading é uma atividade para todos. Mas o sucesso, independente se você estiver negociando ativos digitais, ações ou commodities, está reservado para quem agir com seriedade, serenidade e responsabilidade.