Como proteger sua carteira de criptomoedas

Quando se trata de armazenamento seguro de criptomoedas, o setor blockchain atual oferece muitas medidas de segurança

Por

Uma das principais ideias das criptomoedas é a auto-soberania: a noção de que os usuários podem atuar como seus próprios bancos. Mas ao mesmo tempo que você domina sua carteira e seus fundos, é também importante tomar medidas de proteção. E aprender a proteger sua carteira de moedas digitais é uma etapa fundamental no mundo das criptomoedas.

Uma carteira de criptomoedas é uma ferramenta que você pode usar para interagir com uma rede blockchain. Os vários tipos de carteiras podem ser divididos em três grupos: software, hardware e carteiras de papel (paper wallets). Dependendo do mecanismo de funcionamento, elas também podem ser chamadas de carteiras “quentes” ou “frias” (hot/cold wallets). E elas oferecem requisitos de segurança diferentes.

A maioria das carteiras de criptomoeda é baseada em software, o que torna seu uso mais conveniente do que as carteiras de hardware. Entretanto, as carteiras de hardware tendem a ser a alternativa mais segura. A chamada paper wallet, por outro lado, consiste em uma “carteira” impressa em um pedaço de papel, mas seu uso agora é considerado obsoleto e não confiável.

As hot wallets estão conectadas à internet, como por aplicativos de smartphones e computadores, e seu uso é geralmente mais simples e intuitivo, além de mais conveniente para enviar, receber e negociar criptomoedas e tokens. Mas também são um pouco menos seguras, justamente pela conectividade com a internet.

As cold wallets oferecem um risco de ataque online significativamente menor, por estarem desconectadas da internet. No passado, as paper wallets eram a opção mais segura, mas as cold wallets entraram como uma alternativa mais atualizada e menos arriscada.

Há ainda as carteiras de hardware, que mantêm as chaves de segurança offline e são mais baratas que computadores completos. Elas são ferramentas físicas fabricadas especificamente para o armazenamento de criptomoedas.

Independente de qual tipo de carteira que o usuário escolher, é preciso tomar alguns cuidados com outras camadas de segurança, que envolvem senhas e frases de segurança.

Segurança da sua chave privada: Como uma chave física real, ela desbloqueia as suas criptomoedas para uso. O mais importante é manter a segurança de sua chave privada e do acesso a ela. Suas moedas estão seguras porque estão “escondidas” atrás de uma chave muito complicada. A chave é um número enorme – suficientemente grande para que ninguém seja capaz de adivinhar. Se você lançar uma moeda 256 vezes e escrever “1″ para cara e “0″ para cada coroa, você terá uma chave privada.

Seed phrases: As carteiras atuais muito raramente possuem somente uma chave privada, elas são carteiras do tipo hierarchical deterministic (HD) – em português, determinística hierárquica. Ou seja, são capazes de armazenar bilhões de chaves diferentes. Você só precisa de uma seed phrase, que é um conjunto de palavras aleatórias usado para gerar as chaves. Não é recomendado salvar sua seed phrase em um dispositivo conectado à internet, que pode ser afetado por hackers e controlado remotamente. Então, o melhor é adotar um armazenamento offline, em um material que você tem total controle para não perder.

Permissões de carteiras: É importante verificar regularmente quais permissões você concedeu em sua carteira. Se estiver usando a Binance Smart Chain (BSC), por exemplo, o BscScan é uma ferramenta de verificação de tokens que permite inspecionar e remover todas as permissões.

Projetos auditados oferecem mais segurança: os projetos auditados são opções mais seguras para investir seus tokens e moedas. Se estiver interagindo com contratos inteligentes, fazendo staking em pools ou fornecendo liquidez, é sempre recomendável procurar projetos com auditorias. O processo de auditoria analisa o código de contrato inteligente de um DApp. Os auditores verificam se há falhas no sistema (backdoors), scripts vulneráveis e problemas de segurança. Os problemas são relatados aos fundadores do projeto, que então fazem alterações no código. Todas as alterações são adicionadas ao relatório final para mostrar aos usuários um processo completo e transparente. Por fim, o relatório final pode ser publicado.

Desde o trading até o armazenamento e uso de suas criptomoedas, dicas simples são eficazes para manter a segurança de seus fundos. Em termos de armazenamento, cada alternativa apresenta seus prós e contras. Por isso é importante entender bem quais são as vantagens e desvantagens de cada uma. Para aprender mais sobre a segurança de criptomoedas e blockchain, acesse o artigo completo na Binance Academy, que também oferece centenas de outros artigos em diversos idiomas para educar o usuário cripto.

Infelizmente, as criptomoedas atraem muitos golpistas. Algumas pessoas tentam explorar outros usuários e roubar suas criptomoedas. Uma vez que os fundos são roubados, é comum não ser possível recuperá-los. Os golpistas abusam da natureza anônima das criptomoedas e do fato de que muitos usuários controlam, diretamente, grandes quantias de fundos.

Esteja sempre atento e nunca envie dinheiro a usuários que não conhece. É importante sempre verificar cuidadosamente a identidade de qualquer pessoa para a qual você está enviando dinheiro. Cuidado com ataques de phishing, que te enviam e-mails com links falsos, corretoras e exchanges falsas, identidades falsas, chantagem e esquemas de pirâmide. Nada disso é exclusivo do mercado cripto e já existe há muito tempo no sistema financeiro tradicional. Os cuidados sempre foram e serão necessários.