Itaú reforça área de emergentes com ex-gestor de fundo de pensão da Califórnia

Scott Grimberg, que atuava no Calpers, vai liderar uma equipe responsável pela gestão de um novo fundo de renda fixa

Por

Bloomberg Línea — A Itaú Asset Management (ITUB4) contratou o gestor americano Scott Grimberg, que atuava no fundo de pensão dos servidores públicos da Califórnia (Calpers), o maior dos EUA, de acordo com comunicado. Grimberg é especialista em renda fixa de mercados emergentes.

Grimberg, que atua há 30 anos no gerenciamento de portfólios globais, vai se juntar à equipe da gestora em Nova York. Segundo o Itaú, ele vai liderar uma equipe responsável pela gestão de um novo fundo de renda fixa focado em mercados emergentes e voltado para investidores institucionais.

Antes do Calpers, o gestor passou também pelo Bank of America (BAC), BNY Mellon Asset (BNY), Nuveen Asset Management, além da S&P.

“As economias de mercados emergentes provavelmente crescerão mais rápido do que o mundo desenvolvido por um bom tempo e permitirão que os investidores recebam retornos mais altos do que estarão disponíveis nas economias estabelecidas”, disse Grimberg, em nota, destacando que os emergentes têm uma demografia mais favorável, menor alavancagem e espaço para expansão de investimentos.

“A chegada do Scott é parte da nossa estratégia de oferecer aos investidores institucionais acesso a alocações nos mercados emergentes em ações, renda fixa e ativos privados”, afirmou Charles Ferraz, CEO da Itaú Asset nos EUA, em comunicado. Segundo Ferraz, a Itaú Asset busca oferecer aos clientes institucionais insights de investimento em ativos de rápido crescimento e maior retorno em mercados emergentes. Ele afirmou que, entre os clientes da asset, estão alguns dos maiores investidores globais com interesse na América Latina e mercados emergentes.

No ano passado, a asset do Itaú contratou em São Paulo Raphael Kassin, ex-ABN Amro Asset e Credit Suisse Asset (CS), para liderar uma estratégia de bonds emergentes. Também trouxe Luiz Soares, ex-BlackRock (BLK) e Axiom Investors, para liderar outra área de renda variável de mercados emergentes em Nova York com foco em ações da Ásia, Europa Oriental e América Latina. A gestora tem R$ 830 bilhões em investimentos sob gestão.

Leia também