Unicórnios sustentam boom de contratação qualificada na América Latina

Investimentos recordes permitem que empresas locais aumentem o recrutamento e procurem talentos além de suas fronteiras

Por

Bloomberg — As maiores startups da América Latina estão ajudando a aumentar o número de empregos mais qualificados na região, já que investimentos recordes permitem que empresas locais aumentem o recrutamento e procurem talentos além de suas próprias fronteiras.

A taxa de crescimento de contratações na América Latina para cargos como engenheiro de software e executivo de contas aumentou 286% no segundo semestre de 2021, mais do que em qualquer outra região do mundo, de acordo com um relatório focado em tecnologia e trabalho remoto da empresa de contração e gestão de folha de pagamento Deel Inc.

A maioria das novas contratações está localizada na Argentina, Brasil e México, mas os salários competitivos também estão fazendo as empresas olharem mais de perto para Peru, Colômbia e República Dominicana.

O salto nas contratações ocorre quando as startups latino-americanas receberam um recorde de US$ 15 bilhões em financiamento no ano passado, mais que o triplo do recorde anterior. O crescimento de contratações dos unicórnios regionais - startups avaliadas em US$ 1 bilhão ou mais - é parte do motivo do aumento do emprego, de acordo com Pepe Villatoro, chefe regional de expansão da Deel.

“Está explodindo”, disse ele em uma entrevista. “A guerra por talentos não é apenas com empresas dos EUA contratando na América Latina, mas também com empresas latino-americanas cada vez mais no Brasil e no México, e também na Colômbia e na Argentina.”

A empresa trabalhou com unicórnios locais, incluindo a brasileira Nu Pagamentos SA (NU:UN), também conhecida como Nubank, Creditas Soluções Financeiras Ltda., a mexicana Jokr SARL e Clara, e a colombiana Rappi Inc. para contratar talentos em toda a região, disse ele.

O estudo, que é mais representativo das tendências de tecnologia e trabalho remoto, analisou dados de mais de 100 mil contratos de trabalho em cerca de 150 países e incluiu mais de 500 mil dados de fontes de terceiros.

O número de empresas estrangeiras contratando na América Latina também aumentou 156% no segundo semestre de 2021, mais do que em qualquer outro lugar do mundo, em parte graças às possibilidades geradas pela mudança para o trabalho remoto. Em lugares como República Dominicana e Argentina, o número de novas contratações como fornecedor de serviço cresceu mais de 200%.

Com milhares de engenheiros e desenvolvedores se formando todos os anos em grandes mercados como Brasil e México, “pessoas que não tiveram acesso a essas oportunidades de trabalhar com as maiores empresas do mundo, porque não moravam no Vale do Silício, Nova York ou Londres, agora têm acesso a eles”, disse Villatoro.

Outras descobertas importantes do relatório:

  • Os salários também aumentaram em muitos mercados latino-americanos desde 2019, liderados por um crescimento de 57% no México – o maior do mundo – e um aumento de 21% na Argentina;
  • Em lugares como Brasil e Argentina, os trabalhadores também estão cada vez mais pedindo para serem pagos em criptomoedas como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH);
  • Empresas norte-americanas listam o Brasil como um dos países que oferecem salários mais atraentes;
  • Enquanto isso, empregadores da Europa, Oriente Médio e África dizem que estão mais interessados em salários da Argentina;
  • Empresas globais que contratam internacionalmente por meio da Deel incluem Pinterest, Coinbase e Dropbox.

Veja mais em bloomberg. com