Para além de música e podcast: Spotify testa cursos que vão de negócios a wellness

Gigante de streaming afirmou que identificou demanda de usuários que já se envolvem com conteúdo de aprendizado por meio de podcasts e audiolivros; teste começa no Reino Unido

Spotify dá mais um passo em direção aos conteúdos em vídeo em sua plataforma de streaming (Foto: Tiffany Hagler-Geard/Bloomberg)
25 de Março, 2024 | 12:12 PM

Bloomberg Línea — O Spotify (SPOT) começou a testar a oferta de cursos por vídeo na plataforma nesta segunda-feira (25) no Reino Unido, em mais uma tentativa para ir além das músicas e podcasts. Em comunicado, a gigante global de streaming afirmou que o conteúdo para os cursos no Spotify abrange uma variedade de tópicos, como “criar música, ser criativo, aprender negócios e viver de forma saudável”.

“Testar cursos em vídeo no Reino Unido nos permite explorar uma oportunidade emocionante de atender melhor às necessidades de nossos usuários que têm interesse ativo em aprendizado”, disse Babar Zafar, VP de Desenvolvimento de Produto do Spotify, em comunicado publicado no site oficial do Spotify.

“Muitos de nossos usuários se envolvem com podcasts e audiolivros diariamente para suas necessidades de aprendizado, e acreditamos que essa comunidade altamente engajada se interessará em acessar e comprar conteúdo de qualidade de criadores de cursos em vídeo.”

As aulas, como afirma o Spotify, serão realizadas em parceria com empresas de tecnologia educacional, incluindo BBC Maestro, PLAYvirtuoso, Skillshare e Thinkific.

PUBLICIDADE

A oferta, segundo a empresa, é uma oportunidade para explorar o potencial de “proporcionar aos criadores educacionais uma nova audiência que pode acessar seu conteúdo em vídeo, alcançando um público maior de usuários engajados do Spotify enquanto expandimos nosso catálogo”.

Ainda segundo o Spotify, cerca de metade dos assinantes pagos da plataforma de streaming ouviu podcasts temáticos de educação ou autoajuda.

Essa não é a primeira empreitada do Spotify no mundo dos vídeos. Além das imagens curtas que aparecem no fundo das músicas tocadas no aplicativo, recentemente se tornou possível assistir a videoclipes diretamente na plataforma. No mundo do streaming de mídia, o vídeo tende a ser mais lucrativo do que o áudio.

PUBLICIDADE

Leia também

Spotify estuda criar plano de assinatura mais caro com áudio de alta qualidade

Tamires Vitorio

Jornalista formada pela FAPCOM, com experiência em mercados, economia, negócios e tecnologia. Foi repórter da EXAME e CNN e editora no Money Times.