Petrobras deveria elevar oferta de gás para a indústria, diz ministro

À Bloomberg News, Alexandre Silveira, de Minas e Energia, disse que houve ‘algum progresso’ da gestão da estatal, após semanas de críticas ao CEO Jean Paul Prates

Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia: segundo ele, empresa também deveria investir em novos gasodutos
Por Mariana Durão
06 de Maio, 2024 | 11:07 AM

Bloomberg — A Petrobras (PETR3; PETR4) pode se empenhar mais em aumentar a oferta de gás natural e reduzir os preços, para ajudar a revitalizar o setor industrial do país, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A estatal deveria acelerar estudos para ajudar a reduzir a reinjeção de gás em poços para aumentar a produção de petróleo, disse Silveira em entrevista à Bloomberg News. Isso liberaria mais gás para venda. A Petrobras – e outras grandes petrolíferas – também deveriam investir em novos gasodutos, disse o ministro.

Após semanas de confronto público com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, Silveira reconheceu “algum progresso” da gestão da empresa. Como exemplo, ele citou o Rota 3, gasoduto marítimo que foi adiado por muito tempo e tem início de operações previsto para o segundo semestre.

Leia mais: Petrobras: após batalha, pagamento de dividendos é aprovado em assembleia

PUBLICIDADE

O Brasil está cada vez mais exposto a riscos de abastecimento diante da perspectiva de queda de produção de gás na Bolívia. Mas o governo estima que o país será capaz de aumentar a oferta em até 150 milhões de metros cúbicos por dia por meio de projetos como o Raia, da Equinor, e o Sergipe Águas Profundas, da Petrobras, assim como importações da região de Vaca Muerta, na Argentina.

Silveira disse que estão em andamento negociações envolvendo Argentina, Bolívia e Paraguai, explorando diversas rotas de importação do gás de Vaca Muerta. O combustível poderia ser transportado pelo gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol) ou passar pela região paraguaia de Chaco.

“Se for economicamente viável, a Petrobras poderá futuramente fazer parceria com empresas de infraestrutura para trazer esse gás”, disse Silveira.

Veja mais em bloomberg.com